Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tvPRIME

Três filmes portugueses selecionados para o Festival de Locarno 2017

verao-danado-locarno-banner.jpg

 

O festival de cinema de Locarno 2017 selecionou três filmes portugueses – uma longa-metragem e duas curtas.

 

'Verão Danado', primeira longa-metragem de Pedro Cabeleira, foi seleccionada para a secção competitiva Cineasti del Presente, dedicada a primeiras e segundas obras de jovens cineastas.

 

Com realização e argumento de Pedro Cabeleira, o filme – um híbrido entre o documental, o stoner e o psicadélico - apresenta-nos Chico e as suas tardes de ócio infinito, drogas, desamores imersos nas vibrações da música. Um ímpeto de adrenalina, com Lisboa como pano de fundo, de uma juventude à deriva, ao ritmo do descarrilamento do protagonista.

 

As curtas-metragens 'António e Catarina' e 'O Homem de Trás-os-Montes' vai integrar a secção Fuori concorso. Esta apresenta trabalhos recentes - longas e curtas metragens, filmes ensaio e documentários - de cineastas estabelecidos, fora de competição, exibidos principalmente em estreia mundial ou internacional. Na edição anterior, em 2016, integraram esta secção, entre outros, 'O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu', de João Botelho, e 'O Corcunda', de Gabriel Abrantes e Ben Rivers.

 

'O Homem de Trás-os-Montes', que teve a sua estreia mundial na competição nacional da 14ª edição do Festival IndieLisboa em Maio passado, desenvolve-se à volta de uma equipa de rodagem de um filme à procura de histórias no norte do país.

 

'António e Catarina' é uma produção portuguesa da realizadora romena Cristina Hanes, e relata-nos a história de uma relação com uma data limite. Presos num quarto, António e Catarina negoceiam os termos da sua relação.

 

A 70ª edição do Festival de Locarno decorre de 2 a 12 de Agosto, na Suíça.