Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tvPRIME

Top 10 | Melhores Filmes de 2017

top10-2017-banner.jpg

 

Com o ano de 2017 a terminar, é altura de fazer o habitual balanço dos filmes visualizados que mais se destacaram.

 

Esta lista é baseada somente nos filmes que estrearam nos cinemas portugueses e, claro, numa opinião pessoal.

 

10. 'Lady Macbeth' (2017)

 

lady-macbeth-top10-2017.jpg

 

Este filme trágico passado na era vitoriana tem em destaque a excelente interpretação de Florence Pugh, uma jovem que se vê presa a um casamento com um homem do dobro da sua idade. As consequências de um matrimónio desprovido de amor são, claro está, trágicas.

 

 

9. 'Split' (2016)

 

split-top10-2017.jpg

 

Este thriller de terror consagra o regresso à forma por parte de M. Night Shyamalan, que já tinha dado bons sinais do seu regresso com 'The Visitor' em 2015. 'Split' conta com a fabulosa interpretação de James McAvoy, concluindo com uma das melhores revelações que perspectivam uma excelente conclusão na trilogia 'Eastrail 177'.

 

 

8. 'Dunkirk' (2017)

 

dunkirk-top10-2017.jpg

 

Uma visão crua e realista dos eventos que tiveram lugar em 1940 em Dunkirk, onde milhares de soldados aliados tentaram evacuar a todo o custo, via terra, mar e ar. Um exercicio de suspense e tensão magistralmente realizado por Christopher Nolan, num dos melhores filmes de guerra dos últimos anos.

 

 

7. 'Baby Driver' (2017)

 

baby-driver-top10-2017.jpg

 

Este filme de acção da autoria de Edgar Wright ('Shaun of the Dead', 'Hot Fuzz') é um filme cheio de adrenalina, com uma fantástica banda sonora. Um filme de acção inteligente (coisa que não abunda no género), original e com um excelente bom humor.

 

 

6. 'Wind River' (2017)

 

wind-river-top10-2017.jpg

 

Este thriller escrito e realizado por Taylor Sheridan (autor de argumentos como 'Sicario' ou 'Hell or High Water') é um quadro da solidão e do sofrimento que os nativos norte-americanos continuam a ter devido ao desaparecimento de diversas mulheres anualmente. Uma visão entristecedora de uma infeliz realidade.

 

 

5. 'Logan' (2017)

 

logan-top10-2017.jpg

 

Possivelmente a despedida de Hugh Jackman no papel de Wolverine seria razão suficiente para estar nesta lista, mas 'Logan' é muito mais que isso. Um filme de super-heróis com uma visão sombria, sem esperança e bastante violento. Uma despedida perfeita que deixa a porta aberta para mais filmes de super-heróis do género.

 

 

4. 'Get Out' (2017)

 

get-out-top10-2017.jpg

 

Este é sem dúvida a melhor comédia de terror do ano, criando algo realmente genuino e raro no género. Apesar das claras homenagens a clássicos do terror e abundantes criticas sociais, 'Get Out' consegue sempre manter-se original, criando o seu próprio caminho numa viagem verdadeiramente satisfatória.

 

 

3. 'The Eyes of My Mother' (2016)

 

the-eyes-of-my-mother-top10-2017.jpg

 

Um filme poderoso sobre o isolamento (e as suas consequências emocionais e morais), que conta com uma estreia de peso por parte da actriz portuguesa Kika Magalhães. Este marca também a estreia do cineasta Nicolas Pesce, que escreveu, editou e realizou este projecto.

 

 

2. 'The Handmaiden' (2016)

 

handmaiden-top10-2017.jpg

 

Park Chan-wook sempre foi um cineasta irreverente e criativo, e 'The Handmaiden' é prova disso. Um filme que brinca com o espectador, mantendo-o sempre na expectativa do que se segue, e na dúvida do que está a ver.

 

 

1. 'It' (2017)

 

 

Depois da minissérie de 1990, surge finalmente uma versão para o grande ecrã de um dos títulos mais conhecidos de Stephen King. Depois de ter passado por um pequeno inferno no desenvolvimento, que se arrastou desde 2009, Andy Muschietti ('Mama') acabou por ser o escolhido para dar vida a este projecto.
O resultado foi bem melhor do que se esperava, numa mescla de 'Stand By Me' e 'Stranger Things', e com Bill Skarsgård como Pennywise – uma das personagens mais aterrorizantes deste ano.

 

 

Menção Honrosa

 

'Bone Tomahawk' (2015)

 

bone-tomahawk-top10-2017.jpg

 

O primeiro filme de S. Craig Zahler (que lançou recentemente o fantástico 'Brawl in Cell Block 99') marca a chegada de um cineasta a seguir. 'Bone Tomahawk' – que em Portugal recebeu o tristíssimo título de 'A Desaparecida, o Aleijado e os Trogloditas' – mistura brilhantemente os géneros do western e do terror, numa estória que se desenrola de forma lenta, mas que no final satisfará quem procura uma experiência diferente.

 

 

'Moonlight' (2016)

 

moonlight-top10-2017.jpg

 

O vencedor de Melhor Filme na última edição dos Óscares é um filme estranhamente romântico, passado num mundo violento que deixa poucas opções a quem nele vive. Um retrato sobre a procura da identidade e de conexões num mundo solitário.

 

 

'Mean Dreams' (2016)

 

mean-dreams-top10-2017.jpg

 

Um thriller dramático que à primeira vista parece igual a tantos outros, mas que difere nas emoções transmitidas e nas excelentes interpretações – uma das últimas de Bill Paxton que faleceu a 25 de Fevereiro deste ano.