Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tvPRIME

'Fiore' e 'La ragazza del mondo' são os grandes vencedores da 10ª Festa do Cinema Italiano

festa-cinema-italiano-banner.jpg

 

A 10ª Festa do Cinema Italiano encerrou na passada quarta-feira, com o habitual anúncio dos vencedores.

 

O júri – composto por Cláudia Varejão, João Braz e Rita Blanco - entregou o Prémio do Júri a 'Fiore', de Claudio Giovannesi, tendo havido ainda uma menção honrosa para 'La ragazza del mondo', de Marco Daniele.

 

'Fiore' mostra-nos o dia a dia numa prisão juvenil, captando a rotina das personagens, onde Dafne vive como um gato selvagem e, ao apaixonar-se por Josh, começa a sonhar com um final feliz, bem diferente daquilo que sempre acreditou. É neste cenário que acontece uma grande cumplicidade criada com os atores, na sua grande maioria não profissionais, como o jovem protagonista, Josh Algeri, que faleceu tragicamente no passado mês de março.

 

'La ragazza del mondo', de Marco Danieli, retrata uma história de amor que implica uma escolha difícil relacionada com o mundo onde a protagonista se move, regido pelos textos sagrados e pelos princípios das Testemunhas de Jeová.

 

'Un bacio', de Ivan Cotroneo, venceu o Prémio do Público Canais TVCine&Séries. O filme preferido dos espectadores desta 10ª Festa do Cinema Italiano - onde foi apresentado em ante-estreia nacional - é um conto com cores pop, sobre exclusão, preconceito e amizade.

 

A Festa do Cinema Italiano continua agora em várias cidades: Aveiro (19 a 21 de abril) Loulé e Caldas da Rainha (12 a 14 de maio), Viana do Castelo (16 e 17 de maio) e Tomar (25 a 27 de maio), seguindo depois para Angola, Moçambique e Brasil.