Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tvPRIME

Ciclo de cinema dedicado ao medo arranca hoje na Cinemateca Portuguesa

psycho-cinemateca-banner.jpg

 

Cinemateca Portuguesa arranca este ano de 2018 com um ciclo de cinema dedicado ao medo. Durante o mês de Janeiro vão ser projectados cerca de 40 filmes que atravessam todo o século XX, desde o cinema de autor aos blockbusters.

 

Este ciclo arranca hoje, 3 de Janeiro, com 'L’Arrivée d’un Train en Gare de la Ciotat', um dos filmes iniciais dos irmãos Lumière, que se diz ter causado nos seus espectadores um pânico incontrolado, devido à imagem do comboio a avançar em direcção à plateia. Um evento que associa o cinema, desde o primeiro momento, a uma emoção primordial: a experiência do medo. A sessão de abertura fica completa com o clássico de Hitchcock, 'Psico'.

 

Outras das propostas são 'Suspiria', de Dario Argento; 'Massacre no Texas', de Tobe Hooper; 'Alien, O Oitavo Passageiro', de Ridley Scott; 'Tubarão', de Steven Spielberg; 'Shining', de Stanley Kubrick; 'Un Chien Andalou', de Luís Buñuel; 'Vampyr', de Carl Dreyer; 'Viver no Medo', de Akira Kurosawa; 'Uma Voz na Escuridão', de Blake Edwards; 'A Caça', de Manoel de Oliveira; 'A Branca de Neve e os Sete Anões', primeira longa-metragem de animação da história do cinema; entre muitos outros.

 

Para mais informações, consulte a página oficial da Cinemateca Portuguesa.