Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tvPRIME

Box Office Portugal – 2017 foi uma desilusão para o cinema português

jacinta-banner.jpg

 

Em 2017 Portugal viu a estreia de 33 filmes com produção nacional. Um número mais elevado que em 2016, com 27 filmes. Apesar disso, esse aumento não se verificou no box office nacional, antes pelo contrário.

 

O filme mais bem sucedido de 2017 foi 'Jacinta', de Jorge Paixão da Costa, ao levar 45,600 espectadores ao cinema. Um valor que fica muito aquém dos cerca de 188 mil que assistiram a 'A Canção de Lisboa' em 2016.

 

Em segundo lugar ficou 'Perdidos', um remake do filme americano 'Open Water 2: Adrift', com cerca de 44 mil espectadores. No terceiro lugar ficou 'São Jorge', de Marco Martins, com cerca de 42 mil espectadores.

 

Na quarta e quinta posição temos o drama 'O Fim da Inocência' de Joaquim Leitão (com cerca de 26 mil espectadores), e a comédia 'Alguém Como Eu' de Leonel Vieira (com 24,123 mil espectadores).

 

'A Fábrica do Nada', 'Verão Danado' e 'Porto' – filmes independentes que geraram críticas muito positivas nos festivais por onde passaram – atraíram todos menos de 8 mil espectadores. Números muito baixos para as expectativas criadas.

 

A distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais, que se mantém a líder do mercado, foi a responsável pela exibição de 12 dos 33 filmes.