Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tvPRIME

10 destaques do Festival MOTELX 2017

motelx-destaques-banner.jpg

 

A 11.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa arranca amanhã, dia 5, terminando no dia 10 de Setembro. São mais de 70 sessões repartidas pelo Cinema São Jorge, Teatro Tivoli BBVA e Cinemateca Portuguesa.

 

De seguida deixamos os nossos 10 destaques da edição deste ano que, certamente, irão proporcionar bons momentos de horror. Para ver o trailer, basta clicar na imagem do filme.

 

 

The Void

 

the-void-motelx.jpg

 

Quando um misterioso e violento culto ameaça assaltar um hospital isolado, um agente da polícia, juntamente com o pessoal do hospital, preparam-se para fortificar o edifício e impedir a entrada dos estranhos. Mas, enquanto aguardam aquele que será provavelmente o combate das suas vidas, irão descobrir que o verdadeiro terror já se encontra dentro do hospital. Combinando a atitude estética do terror moderno dos anos 1970 com os efeitos especiais artesanais que dominaram os filmes de monstros dos anos 1980 e início dos 1990, 'The Void' é um conto tenso e claustrofóbico. Uma viagem ao inferno que nos faz recordar 'The Thing', de John Carpenter.

 

 

Killing Ground

 

killing-ground-motelx.jpg

 

Ian e Samantha viajam até a um parque nacional na esperança de que a natureza lhes proporcione um espaço para desfrutarem de alguma tranquilidade juntos. Chegam a um acampamento isolado onde encontram um jipe e uma tenda abandonados. À medida que escurece e os ‘vizinhos’ não aparecem, Ian e Sam começam a sentir um certo desconforto. A descoberta de uma criança aflita à deriva pelos bosques desencadeia uma corrente de acontecimentos sinistros que vão testar o jovem casal até ao ponto de ruptura. Um thriller de sobrevivência que tira partido das vastas paisagens australianas, ao mesmo tempo que cria novos caminhos narrativos e violentos.

 

 

The Bad Batch

 

bad-batch-motelx.jpg

 

A jovem Arlen é abandonada numa zona árida do Texas separada da civilização por uma barreira. Enquanto se tenta orientar por entre a paisagem implacável, é capturada por um grupo de canibais selvagens liderados pelo misterioso Miami Man. Com a vida em risco, ela decide fugir ao encontro de um homem a quem chamam O Sonho. Depois de ter chamado a atenção com o western spaghetti vampírico 'A Girl Walks Home Alone at Night', a realizadora Ana Lily Amirpur traz-nos agora uma ‘odisseia pop pós-apocalíptica’ que se destaca pela originalidade e por uma bela cinematografia.

 

 

The Bar

 

el-bar-motelx.jpg

 

Pela manhã, algumas pessoas tomam o pequeno-almoço num café no centro de Madrid. Uma delas, um homem, está com pressa. Ao sair para a rua, um tiro atinge-o inesperadamente. Ninguém se atreve a ajudá-lo. Presos dentro do café, todos se apercebem rapidamente de que nem deles próprios estão a salvo. 'The Bar' marca o regresso de Álex de la Iglesia à comédia de género e a um tema já antes explorado em filmes como 'Common Wealth', '800 Bullets' ou 'Witching and Bitching', ou seja, personagens enclausuradas num único espaço físico.

 

 

Lake Bodom

 

lake-bodom-motelx.jpg

 

Em 1960, o pior pesadelo de qualquer campista tornou-se realidade quando quatro adolescentes foram esfaqueados enquanto dormiam nas suas tendas. Com o tempo, o crime tornou-se lenda urbana, uma simples história mórbida contada à volta da fogueira. Agora, um grupo de adolescentes instala-se no mesmo acampamento na esperança de resolver o mistério, reconstruindo o crime detalhadamente. Quando a noite cai, descobrimos que nem todos estão ali para desvendar o mistério e que alguém tem planos bem mais negros. 'Lake Bodom' é um slasher movie, mas é sobretudo um slasher meta, bem ciente das nossas expectativas, onde imperam a desconstrução e os twists imprevisíveis para dar nova vida ao subgénero.

 

 

Train to Busan

 

train-to-busan-motelx.jpg

 

Um vírus não identificado dissemina-se pelo país, obrigando o governo coreano a declarar a Lei Marcial. No comboio expresso KTX que liga Seul a Busan, o vírus espalha-se à medida que os infectados atacam outras pessoas. Os passageiros, incluindo Seok-woo e a filha Su-an, terão de lutar pela sobrevivência durante a viagem entre as duas maiores cidades do país. A primeira longa-metragem de imagem real de Yeon Sang-ho depois de três filmes de animação, incluindo 'The King of Pigs' (MOTELX 2012), 'Train to Busan' estreou em Cannes e foi n.º 1 nas bilheteiras sul-coreanas em 2016, vendendo mais de 11 milhões de bilhetes.

 

 

A Dark Song

 

dark-song-motelx.jpg

 

Sophia está inconsolável desde a morte prematura do seu jovem filho. Numa tentativa desesperada, procura Solomon, um ocultista com experiência numa invocação remota que Sophia acredita que a possa pôr em contacto com a filha. Fechados numa casa de campo, o par submete-se a um longo e penoso ritual, pondo em risco a sua segurança física e psíquica, na procura do acesso a um mundo para além da compreensão de ambos. No escuro, descobrem que já não estão sozinhos na casa. Estão agora num mundo de anjos reais e demónios reais. Nesta primeira longa-metragem do irlândes Liam Gavin, os rituais de feitiçaria têm um tratamento muito completo, onde acompanhamos o desenrolar dos eventos apenas com um cenário e dois actores. 'A Dark Song' cria terror de forma simples e eficaz, através da interacção entre elementos sobrenaturais e humanos.

 

 

Boys in the Trees

 

boys-in-the-trees-motelx.jpg

 

Halloween, 1997. É a última noite do liceu para Corey, Jango e o restante grupo de skaters. A inf'ncia terminou e a vida de adulto chama-os. Mas o passado de Corey tem assuntos pendentes. Quando encontra Jonah, seu amigo na escola primária, mas agora vítima da crueldade de Jango, aceita acompanhá-lo até casa, enquanto revisitam tempos passados. O que começa por ser um passeio normal por ruas suburbanas vazias irá tornar-se mais negro e assustador. O filme, a primeira longa-metragem de Nicholas Verso depois de várias curtas premiadas, passa-se em 1997 para colocar as personagens sozinhas na noite, sem distracções modernas como redes sociais ou mensagens de texto. Para ajudar, uma excelente banda sonora que trazer de volta grandes êxitos dos anos 90.

 

 

My Friend Dahmer

 

my-friend-dahmer-motelx.jpg

 

Jeff Dahmer é um adolescente tímido, sendo que, na escola, é praticamente invisível. Começa a simular ataques epilépticos, e as suas brincadeiras acabam por conquistar um grupo de estudantes que formam o clube de fãs do Dahmer. Mas Jeff começa a ficar cada vez mais descontrolado. Começa a beber, a perseguir um jogger e a dissecar animais, incluindo o cão do vizinho. E receia-se que um dos seus amigos seja a próxima vítima. Jeffrey Dahmer assassinou 17 homens e rapazes nos EUA, entre 1978 e 1991. Esta é a história do que aconteceu antes desses eventos. 'My Friend Dahmer' é a história real, perturbadora, triste e, por vezes, engraçada de Jeffrey Dahmer durante o liceu, baseada na aclamada banda desenhada homónima de Derf Backderf.

 

 

IT

 

it-motelx.jpg

 

Quando crianças começam a desaparecer na cidade de Derry, no Maine, um grupo de jovens rapazes enfrenta os seus maiores medos ao confrontar um palhaço maléfico chamado Pennywise, cujo passado violento e assassino remonta a vários séculos atrás. Depois da icónica mini-série realizada em 1990, com Tim Curry a desempenhar o papel da criatura maléfica que toma a forma dos nossos piores pesadelos, surge agora uma adaptação ainda mais negra do livro de Stephen King. De acordo com as primeiras críticas que começam a surgir online, o filme promete um regresso ao terror puro, depois do sucesso de fenómenos revivalistas como 'Stranger Things', desta vez pela mão de Andy Muschietti que em 2013 realizou 'Mama'.